seguro transporte

sobre

seguro de transporte de cargas e passageiros

seguro de transporte de cargas e passageiros oferece as coberturas básicas de seguro de carga, com cláusulas específicas para os diferentes produtos transportados. a sua empresa pode contar com coberturas adicionais que protegem seu cliente e a logística do seu negócio.

 

o produto considera verbas como custo da mercadoria, frete internacional, despesas diversas, lucros esperados e impostos. este seguro de transporte atende às necessidades específicas dos diversos segmentos: rodoviário, ferroviário, aéreo e transportes marítimo, fluvial, lacustre e de cabotagem – no brasil e no exterior.

coberturas

principais coberturas do seguro de transportes

modalidades de seguros de transportes e de responsabilidade civil do transportador:

  • seguro de responsabilidade civil transportador rodoviário – seguro carga (RCTR–C)
  • seguro de responsabilidade civil transportador ferroviário – seguro carga (RCTF–C)
  • seguro de responsabilidade civil transportador aéreo – seguro carga (RCTA–C)
  • seguro de responsabilidade civil transportador rodoviário – viagens internacionais (RCTR–VI)
  • seguro de responsabilidade civil armador – carga (RCA–C)
  • seguro de responsabilidade civil facultativo – desaparecimento de carga (RCF–DC)

 

cláusulas específicas do contrato de seguro de transporte de carga

  • limite máximo de indenização
  • pagamento de prêmio/averbação em apólices ajustáveis
  • averbação simplificada
  • transporte de objetos de arte
  • transporte de animais vivos
  • transporte de mudança de móveis e utensílios (residenciais e escritórios), entre outras

 

coberturas adicionais

  • roubo e/ou extravio durante o transporte de cargas
  • riscos especiais
  • operações de carga, descarga, içamento e descida
  • transporte de cargas especiais e/ou excepcionais
  • extensão de cobertura ao valor dos impostos suspensos ou ben. internos, entre outras
vantagens e benefícios

vantagens e benefícios do seguro de transportes

serviços especiais

  • atendimento necessário no caso de danos aos bens transportados.
  • serviço de Assistência 72 horas à carga e descarga nos principais portos do Brasil.
  • profissionais especializados para acompanhar os serviços de carga e descarga nos principais portos e aeroportos no mundo.
  • rede internacional de vistoriadores de sinistros, interligados eletronicamente.
  • regulação de sinistro agilizada
  • serviço de gerenciamento de riscos através de análise das características de logística dos clientes, visando aumentar sua segurança e minimizar os riscos.
  • assessoria técnica e comercial para desenvolver apólices com condições e taxas adequadas às necessidades e aos riscos de cada empresa.
perguntas frequentes

perguntas frequentes

  • como funciona o seguro de transportes para remessas postais?

os seguros de remessas postais começam a vigorar a partir do momento em que o bem (ou mercadoria) é recebido pela agência postal, no lugar mencionado na apólice para o começo do trânsito. a cobertura continuará a valer até a entrega no endereço final citado no contrato. mas o seguro pode ser encerrado antes do término da viagem, no caso de o bem (ou a mercadoria) segurado ser vendido ou ter sua propriedade transferida para outros antes da entrega no destino final.

 

  • qual é a cobertura para cargas de cimento?

nos embarques de cimento, exclusivamente nos casos de viagens sobre a água (marítimas, fluviais e lacustres), a cobertura do risco começa a valer no início do local de viagem, a partir do momento do embarque da carga no cais ou à borda d’água. o seguro cobre, também, a permanência nos armazéns do cais durante o prazo de 60 dias. esse seguro termina no armazém alfandegário do porto de destino, com prazo de 60 dias de armazenagem no cais. contudo, a cobertura pode ser encerrada antes do término da viagem, no caso de a carga de cimento ser vendida ou de sua propriedade ser transferida para outros antes da entrega no destino final.

 

  • quais são as responsabilidades das partes envolvidas no transporte de mercadorias?

seguradora: pagar a indenização dos prejuízos de riscos cobertos pelas condições contratadas, realizar a liquidação do sinistro e inspecionar as avarias ocorridas. corretora: dar suporte técnico, operacional e comercial durante os processos de contratação do seguro, ocorrência de avarias, acompanhamento do processo de liquidação do sinistro, pagamento do prêmio à seguradora. é de sua responsabilidade avisar com antecedência o período de renovação da apólice, se for o caso, informar ao segurado sobre as condições do seguro (da abrangência às limitações) e acompanhar o envio dos documentos referentes ao embarque. transportador: é de sua responsabilidade cumprir o contrato de transporte, zelando para que o trajeto seja feito com a maior segurança possível. segurado: é responsabilidade do segurado prestar as informações necessárias para identificação e taxação da carga, tais como: origem, meio de transporte, valores e outras, que deverão ser repassadas à seguradora, se forem de seu conhecimento. em caso de avaria, ter a iniciativa de adotar imediatamente os cuidados especificados na cláusula de sinistros das condições gerais do seguro de transporte.

 

  • por que a taxa do seguro aéreo tem acréscimo em relação a outros modais?

a limitação fixada pela convenção de Varsóvia – tratado internacional, assinado em 1939, do qual o Brasil é signatário – determina que as companhias aéreas que porventura causem avarias às cargas transportadas não paguem mais que US$ 20,00 por quilo, o que obriga as seguradoras a também usarem esse limite. para que a indenização, no caso de sinistro da carga, corresponda ao valor real dos bens ou mercadorias transportadas por via aérea, o custo do seguro aumenta.

 

  • pode-se fazer o seguro de transporte de carga de importação com valor acima do declarado na fatura?

o valor máximo que se pode segurar acima do valor da fatura, sem necessidade de comprovação, é limitado ao acréscimo do percentual de 10% sobre:

  • a soma do custo mais frete (a título de despesas);
  • a soma de custo, frete e despesas (a título de lucros esperados);
  • os impostos devidos na importação (Imposto de Importação, Imposto sobre Produtos Industrializados/ IPI e Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços/ ICMS).

 

  • por que se paga adicional de prêmio por classificação de navio?

as taxas de seguro são estipuladas para navios bons, registrados até 20 anos de idade e com determinadas características que permitam à seguradora ter redução dos riscos das cargas. quando os bens ou mercadorias não são transportados por navios enquadrados nessas características, o valor do seguro cobrado aumenta de acordo com um critério de identificação de navio preestabelecido, podendo aumentar o custo do seguro de 5% a 35%.

 

  • o chamado “ad valorem”, cobrado pelas transportadoras no brasil, elimina a necessidade de seguro da carga?

não, o “ad valorem” cobrado pelas transportadoras junto com o frete se refere ao seguro de responsabilidade civil (RCTR-C) que o transportador é obrigado a contratar. o proprietário da mercadoria também tem obrigação legal de contratar um seguro para cobrir os riscos fortuitos inerentes a sua carga (decreto-lei 61.867, 07/12/67).

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