seguro odontológico

sobre

sua saúde começa pela boca

o plano odontológico está disponível para pessoas físicas e jurídicas de qualquer lugar do Brasil, uma segurança importante e muito econômica para manter a saúde bucal e um sorriso saudável para os colaboradores e familiares dos nossos clientes.

 

a bolsa de seguros ® selecionou os melhores planos odontológicos comercializados pelas seguradoras e operadoras para garantir a melhor qualidade do ponto de vista de respeito aos direitos dos consumidores do mercado brasileiro.

coberturas

coberturas odontológicas:

consultas iniciais que consistem em anamnese, preenchimento de ficha clínica legal, diagnóstico das doenças e anomalias bucais do paciente e o plano de tratamento e prognóstico.

 

exame histopatológico
consiste em exame feito de tecido obtido por biópsia incisional ou excisional convencional. o objetivo principal do exame é a definição clara de uma patologia: neoplásica, inflamatória, infecciosa, etc. no caso de neoplasias, são fornecidas informações para o estadiamento e prognóstico.

 

urgência/emergência:

 

curativo e/ou sutura em caso de hemorragia bucal/labial
consiste na aplicação de hemostático e/ou sutura na cavidade bucal.

 

curativo em caso de odontalgia aguda /pulpectomia/necrose
consiste na abertura de câmara pulpar e remoção da polpa, obturação endodôntica ou núcleo existente.

 

imobilização dentária temporária
procedimento que visa a imobilização de elementos dentais que apresentam alto grau de mobilidade, provocado por trauma.

 

recimentação de trabalho protético
consiste na recolocação de trabalho protético.

 

tratamento de alveolite
consiste na limpeza do alvéolo dentário.

 

colagem de fragmentos
consiste na recolocação do partes de dente que sofreu fratura, através da utilização de material dentário adesivo.

 

incisão e drenagem de abscesso extra – oral
consiste em incisão na face e posterior drenagem do abscesso.

 

incisão e drenagem de abscesso intraoral
consiste em incisão dentro da cavidade oral e posterior drenagem do abscesso.

 

reimplante de dente avulsionado
consiste na recolocação do dente no alvéolo dentário e consequente imobilização.

 

radiologia

 

radiografia periapical
realizada com película periapical inteira ou cortada ao meio ou, ainda, com película infantil, mesmo que realizada em adulto. as películas podem ser de 2,0×3,0; 2,2×3,5; 2,4×4,0 ou 3,0×4,0.

 

radiografia bite-wing
realizada com película periapical inteira ou cortada ao meio ou, ainda, com película infantil, mesmo que realizada em adulto. as películas podem ser de 3,0×2,0; 3,5×2,2; 2,4×4,0; 4,0×2,4; 4,0×3,0 ou 5,3×2,6.

 

radiografia oclusal
realizada com película oclusal inteira, com filme simples ou duplo. as películas podem ser de 5,7×7,5cm ou 5,7×7,6 cm.

 

prevenção em saúde bucal

 

atividade educativa
consiste em informar e motivar o beneficiário quanto à necessidade de manter a higiene bucal, devendo ser fornecida orientação quanto: a) aos métodos de higienização e seus produtos, tais como escovas dentais, fios dentais, cremes dentais e antissépticos orais, tanto no que diz respeito à qualidade quanto ao uso; b) à cárie dental; c) à doença periodontal; d) ao câncer bucal ; e e) à manutenção de próteses.

 

evidenciação de placa bacteriana
consiste no uso de substâncias evidenciadoras, para identificação da presença de biofilme nas superfícies dentárias.

 

profilaxia – polimento coronário
consiste no polimento através de meios mecânicos da superfície coronária do dente.

 

fluorterapia
consiste na aplicação direta de produtos fluorados sobre a superfície dental, sendo realizada, somente, após profilaxia.

 

aplicação de selante
consiste na aplicação de produtos ionoméricos, resinas fluidas, foto ou quimicamente polimerizadas nas fóssulas e sulcos de dentes posteriores decíduos e/ou permanentes e na face palatina de incisivos superiores permanentes.

 

dentística

 

aplicação de cariostático
consiste na aplicação de medicamento que visa estacionar o processo de cárie bem como a eliminação de sítios de retenção de biofilme.

 

adequação do meio bucal
consiste na remoção de tecido cariado e colocação de material obturador provisório; e/ou remoção/diminuição de excessos/arestas ou rugosidades em restaurações/próteses fixas, visando a eliminação de sítios de retenção de biofilme.

 

restauração de 1 (uma) face
consiste em utilizar manobras para recuperar as funções de um dente que tenha sido afetado por cárie, traumatismo ou afecção estrutural em uma face.

 

restauração de 2 (duas) faces
consiste em utilizar manobras para recuperar as funções de um dente que tenha sido afetado por cárie, traumatismo ou afecção estrutural em duas faces.

 

restauração de 3 (três) faces
consiste em utilizar manobras para recuperar as funções de um dente que tenha sido afetado por cárie, traumatismo ou afecção estrutural em três faces.

 

restauração de 4 (quatro) faces ou faceta direta
consiste em utilizar manobras para recuperar as funções de um dente que tenha sido afetado por cárie, traumatismo ou afecção estrutural em quatro faces.

 

restauração de ângulo
consiste em utilizar manobras para recuperar as funções de um dente que tenha sido afetado por cárie, traumatismo ou afecção estrutural em ângulo.

 

restauração a pino
consiste em fixar pinos, metálicos ou não, à coroa remanescente para que se possa confeccionar uma restauração com maior resistência e retenção.

 

restauração de superfície radicular
consiste em utilizar manobras para recuperar as funções de um dente que tenha sido afetado por cárie, traumatismo ou afecção estrutural, na raiz.

 

núcleo de preenchimento
consiste na reconstrução de dentes seriamente comprometidos pelo processo carioso, antes da confecção de uma restauração definitiva, não envolvendo câmara radicular.

 

ajuste oclusal
consiste em realizar pequenos desgastes seletivos visando a obtenção de harmonia oclusal.

 

periodontia

 

raspagem supra-gengival e polimento coronário
consiste na remoção de induto e/ou cálculo supra-gengival seguida de alisamento e polimento coronário (ausência de bolsa periodontal – sulco gengival até 4 mm de profundidade).

 

raspagem sub-gengival e alisamento radicular/curetagem de bolsa periodontal
consiste na remoção de induto e/ou cálculo sub-gengival seguida de alisamento radicular (presença de bolsa periodontal acima de 4 mm de profundidade).

 

imobilização dentária temporária ou permanente
consiste na imobilização de elementos dentais que apresentam alto grau de mobilidade, provocado por doença periodontal.

 

gengivectomia/gengivoplastia
procedimento cirúrgico que consiste na redução de bolsas periodontais supra- ósseas (até 4 mm) ou para refazer contornos gengivais anormais, tais como crateras e hiperplasias gengivais.

 

aumento de coroa clínica
intervenção cirúrgica para recuperação do espaço biológico necessário do dente (aproximadamente 3 mm a partir da crista óssea alveolar até a borda do dente,  para posterior tratamento.

 

cunha distal
tratamento cirúrgico de bolsas periodontais com defeito ósseo angular na superfície distal de molares que dispõe de gengiva inserida reduzida.

 

cirurgia periodontal a retalho
procedimento cirúrgico que consiste na redução de bolsas periodontais infra-ósseas (acima de 4 mm) através de retalho mucoperiosteal e  subsequente debridamento da superfície radicular e correção de irregularidades das cristas ósseas.

 

sepultamento radicular
procedimento cirúrgico que consiste em retalho mucoperiosteal e nivelamento da raiz residual (com tratamento endodôntico e sem lesão periapical) à crista óssea e subsequente reposicionamento do retalho.

 

endodontia

 

capeamento pulpar direto – excluindo restauração final
consiste em utilizar manobras para recuperar um dente que tenha sido afetado por cárie ou fratura profunda no caso de exposição pulpar, através da utilização de produtos específicos para proteger a polpa dentária e na tentativa de se evitar o tratamento endodôntico.

 

pulpotomia
consiste em remover a polpa coronária de dentes decíduos e/ou permanentes.

 

remoção de núcleo intrarradicular/corpo estranho
consiste em retirar o núcleo e/ou corpo estranho da cavidade intrarradicular, com finalidade endodôntica ou protética.

 

tratamento endodôntico em dentes permanentes com 01 (um) conduto
consiste em realizar manobra em dentes com um conduto radicular, realizando a abertura da câmara pulpar, remoção da polpa, preparo químico mecânico e preenchimento do conduto com material obturador.

 

tratamento endodôntico em dentes permanentes com 02 (dois) condutos
consiste em realizar manobra em dentes com dois condutos radiculares independente do número de raízes, realizando a abertura da câmara pulpar, remoção da polpa, preparo químico mecânico e preenchimento dos condutos com material obturador.

 

tratamento endodôntico em dentes permanentes com 03 (três) condutos
consiste em realizar manobra em dentes com três condutos radiculares independente do número de raízes, realizando a abertura da câmara pulpar, remoção da polpa, preparo químico mecânico e preenchimento dos condutos com material obturador.

 

tratamento endodôntico em dentes permanentes com 04 (quatro) condutos ou mais
consiste em realizar manobra em dentes com quatro ou mais condutos radiculares independente do número de raízes, realizando a abertura da câmara pulpar, remoção da polpa, preparo químico mecânico e preenchimento dos condutos com material obturador.

 

retratamento endodôntico de dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares
consiste na remoção do material obturador do conduto radicular, preparo químico e mecânico quando indicado e seu preenchimento com material apropriado em dentes incisivos, caninos, pré-molares e molares.

 

tratamento endodôntico em dentes decíduos
consiste em remover a polpa coronária e radicular e preencher a câmara e condutos com material obturador.

 

tratamento endodôntico em dente com rizogênese incompleta
consiste no tratamento endodôntico específico com objetivo de fechamento do forame apical por um tecido duro mineralizado (apicificação e apicegênese).

 

tratamento de perfuração radicular
consiste no tratamento medicamentoso para selamento de perfuração radicular, por via endodôntica.

 

cirurgia

 

alveoloplastia
consiste em corrigir cirurgicamente os alvéolos dentários após a realização de extrações múltiplas.

 

apicectomia unirradicular
consiste em remover cirurgicamente a zona patológica periapical, conservando o dente ou dentes que lhe deram origem, seguida da ressecção do ápice radicular em uma raiz.

 

apicectomia birradicular
consiste em remover cirurgicamente a zona patológica periapical, conservando o dente ou dentes que lhe deram origem, seguida da ressecção do ápice radicular em duas raízes.

 

apicectomia trirradicular
consiste em remover cirurgicamente a zona patológica periapical conservando o dente ou dentes que lhe deram origem, seguida da ressecção do ápice radicular em três raízes.

 

apicectomia unirradicular com obturação retrógrada
consiste em remover cirurgicamente a zona patológica periapical, conservando o dente ou dentes que lhe deram origem, seguida de ressecção do ápice radicular e ainda da obturação do forame apical em uma raiz.

 

apicectomia birradicular com obturação retrógrada
consiste em remover cirurgicamente a zona patológica periapical, conservando o dente ou dentes que lhe deram origem, seguida de ressecção do ápice radicular e ainda da obturação do forame apical em duas raízes.

 

apicectomia trirradicular com obturação retrógrada 
consiste em remover cirurgicamente a zona patológica periapical, conservando o dente ou dentes que lhe deram origem, seguida de ressecção do ápice radicular e ainda da obturação do forame apical em três raízes.

 

biópsia
consiste em remover cirurgicamente um fragmento de tecido, mole e/ou duro alterado, para fins de exame anatomopatológico.

 

cirurgia de tórus unilateral
consiste em remover cirurgicamente algumas formas de exostoses ósseas unilaterais, na região de mandíbula e/ou maxila.

 

cirurgia de tórus bilateral
consiste em remover cirurgicamente algumas formas de exostoses ósseas bilaterais, na região de mandíbula e/ou maxila.

 

correção de bridas musculares
consiste em realizar incisão cirúrgica para correção do posicionamento da musculatura existente entre a mucosa da bochecha e a borda da gengiva.

 

excisão de mucocele
consiste em remover cirurgicamente lesão dos tecidos moles (principalmente lábios), causada por retenção de saliva devido à obstrução de glândulas salivares.

 

excisão de rânula
consiste em remover cirurgicamente um tipo de cisto de retenção que ocorre especificamente no assoalho da boca, associado aos ductos da glândula submandibular ou sublingual.

 

exodontia a retalho
consiste em realizar extração de dentes normalmente implantados que exijam a abertura cirúrgica da gengiva.

 

exodontia de raiz residual
consiste em realizar extração da porção radicular de dentes que já não possuem a coroa clínica.

 

exodontia simples
consiste em realizar extração de dentes normalmente implantados.

 

exodontia de dente decíduo
consiste em realizar extração de dentes decíduos.

 

redução cruenta (fratura alvéolo – dentária)
consiste em reduzir o alvéolo por meio de técnica cirúrgica com exposição dos fragmentos ósseos fraturados, com contenção por meio rígido (cirurgia aberta).

 

redução incruenta (fratura alvéolo – dentária)
consiste em reduzir o alvéolo por meio de manobra bidigital, sem exposição dos fragmentos ósseos fraturados (cirurgia fechada).

 

frenectomia labial
consiste em realizar ressecção cirúrgica da hipertrofia do tecido fibro-mucoso presente na base do lábio, denominado hipertrofia de freio labial.

 

frenectomia lingual
consiste em realizar ressecção cirúrgica da hipertrofia do tecido fibro-mucoso presente na base da língua, denominado hipertrofia de freio lingual.

 

remoção de dentes retidos (inclusos ou impactados)
consiste em remover dentes cuja parte coronária está coberta por mucosa ou quando a totalidade do dente encontra-se no interior da porção óssea.

 

sulcoplastia
consiste em realizar uma incisão cirúrgica para refazer o sulco existente entre a mucosa interna do lábio e a gengiva com a finalidade de aumentar a área chapeável para próteses.

 

ulectomia
consiste em remover cirurgicamente a porção superior de um processo hipertrófico muco-gengival que normalmente envolve dentes não erupcionados.

 

ulotomia
consiste em realizar incisão do capuz mucoso para que o dente permanente possa erupcionar.

 

hemissecção com ou sem amputação radicular
consiste em realizar a separação da estrutura dentária, mediante corte, tendo por finalidade: 1- a manutenção da parte sadia e a remoção da parte comprometida; 2- o tratamento da área periodontal afetada com a manutenção das estruturas dentárias seccionadas; pode ainda ser usada para facilitar a extração do elemento dentário.

prazos e carências

período para começar a usar

o período de carência é o tempo que um novo beneficiário de um plano de saúde ou odontológico deve esperar para usufruir das coberturas.

 

a ANS define o rol de procedimentos mínimos obrigatórios que devem ser cobertos nos planos odontológicos, e também os prazos máximos de carência, mas as operadoras podem, a critério delas, diminuir o período de carência ou mesmo não exigi-lo.

 

por isso, antes de contratar um plano odontológico, verifique o período de carência máximo para cada tipo de procedimento definido pela ANS :

  • 24 horas » procedimentos de urgência e emergência;
  • 30 dias » consultas, diagnósticos, odontologia preventiva, profilaxia e radiologia;
  • 60 dias » procedimentos de dentística, ortodontia, cirurgias e tratamentos para disfunção temporomandibular;
  • 90 dias » periodontia e endodontia;
  • 180 dias » próteses (de acordo com RN211).
saúde bucal

a saúde começa pela boca

o organismo humano funciona como uma orquestra: cada órgão cumpre o papel de um instrumento. e, quando um desafina, o corpo todo pode ser afetado. quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos.

 

cuidar dos dentes não é apenas questão de estética, e sim de saúde. de acordo com a american dental association (ADA), problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões.

 

diversas doenças sistêmicas – aquelas que eventualmente afetam todo o organismo – podem ter origem em infecções orais. “um exemplo é a endocardite bacteriana, infecção grave das válvulas cardíacas ou das superfícies do coração, cuja bactéria que causa o problema pode ser proveniente de falta de cuidados com a higiene oral, como não escovar os dentes, e de doenças bucais existentes”

 

um caso sério

entre os problemas bucais mais comuns na população brasileira está a gengivite, que, quando não tratada, pode evoluir para a periodontite. conforme a associação brasileira de odontologia, menos de 22% de adultos e 8% dos idosos têm as gengivas totalmente saudáveis.

 

as complicações surgem quando a placa bacteriana não é removida e, assim, inicia-se a inflamação da gengiva. suas características mais conhecidas são a vermelhidão, inchaço e o sangramento.

 

quando acumulada por um período maior, a placa começa a endurecer pela deposição de sais minerais da saliva e dá origem ao cálculo dental – o tártaro – o qual fica firmemente aderido ao dente. “a escovação já não é capaz de removê-lo e, se o cirurgião-dentista não atuar, inicia-se uma destruição progressiva e irreversível das estruturas que sustentam os dentes: osso alveolar e ligamento periodontal.”

 

assim, um simples problema bucal se transforma em um caso mais sério, a periodontite. essa inflamação resulta em sangramento, sensibilidade, retração da gengiva, mau hálito, mobilidade e pode acabar com a perda dental. “o grande problema da doença periodontal é que, na maioria das vezes, se comporta de forma silenciosa e assintomática e, quando o paciente percebe, já existe um comprometimento severo da estrutura dentária”.

 

cárie dentária

os problemas bucais não param por aí. segundo a ABO, 60% das crianças têm cárie, muito comum nessa fase da vida. é uma doença infectocontagiosa, ou seja, transmissível. a cárie surge a partir de resíduos alimentares que permanecem em contato com os dentes e são utilizados pelas bactérias presentes na boca. assim, surge a placa bacteriana e, a partir dessa interação, há produção de ácidos que podem destruir as estruturas dentais.

 

se não for diagnosticado rapidamente, esse processo evolui e pode levar à morte da polpa – nervo responsável pela vitalidade do dente – e até à formação de um abscesso, coleção de pus com a presença de bactérias. “nesses casos, a preocupação é grande, pois existe o risco de uma infecção local se disseminar para outras partes do organismo”.

 

entre os motivos que levam ao problema estão, sobretudo, a má alimentação, o que inclui a alta ingestão de açúcar, e a falta de higiene. as orientações para evitar cáries na infância devem começar com as mães ainda gestantes, pois alguns fatores podem interferir no desenvolvimento dos dentes do bebê. determinados antibióticos, como a tetraciclina,  administrados em gestantes ou lactantes podem causar descoloração ou manchas.

 

outros problemas bucais

apesar de a cárie e a doença periodontal serem os principais e mais comuns problemas bucais, existem outras complicações que merecem destaque e alerta.

 

câncer bucal (câncer de boca)

mais frequente no lábio inferior, é um tumor que pode afetar todas as estruturas da cavidade oral. a incidência é alta no Brasil, com mais de 10 mil novos casos por ano, levando ao óbito cerca de 3.500 pessoas. no início, surge uma ferida na boca que não provoca dor, mas não cicatriza. os principais fatores de risco são:

  • idade superior a 40 anos
  • fumo de cachimbos e cigarros
  • consumo de álcool em excesso
  • má higiene bucal
  • uso de próteses dentárias mal ajustadas

 

o diagnóstico precoce é fundamental para a cura. se houver qualquer alteração de cor e volume na boca, é necessário procurar o cirurgião-dentista.

 

herpes

costuma aparecer depois de situações que provocam baixa resistência imunológica, como estresse. na fase inicial, o paciente pode apresentar ardor, coceira e a região fica mais avermelhada. a partir daí aparecem as vesículas, fase considerada contagiosa. nesse período, é necessário atenção para evitar o uso conjunto de talheres, copos, entre outros objetos.

 

mau hálito

ocorre por inadequada higiene bucal, gengivite, ingestão de determinados alimentos, como molhos picantes, tabaco, boca seca e doenças do estômago, fígado e rins. pode ser mais evidente no período matutino, devido à menor produção de saliva durante a noite, o que contribui para a deterioração dos ácidos e de outras substâncias no interior da boca.

 

aftas

são ferimentos na mucosa, de coloração branca e avermelhadas ao redor. não existe uma causa específica para seu aparecimento e podem ser consideradas uma alteração no sistema imunológico. duram de uma a duas semanas.

 

cuidados essenciais

outro fator importante é que a saúde da boca é necessária para a pessoa desempenhar de forma adequada a mastigação e a deglutição. além disso,  colabora com a aceitação social e melhora da autoestima, pois um sorriso harmônico significa não só saúde, mas também bem-estar.

 

todos esses problemas podem ser tratados, porém os odontólogos alertam os pacientes sobre a importância da prevenção e de diagnósticos prematuros. para tanto é preciso visitar periodicamente o dentista. outro conselho é alimentação saudável, com pouca ingestão de açúcares – esse é o primeiro passo para a saúde bucal. há ainda outros fatores essenciais que devem ser levados em conta: higiene oral  correta por meio de escovação dos dentes e da língua, uso de fio dental  para alcançar regiões que a escova não alcança e uso de enxaguatório bucal.

orçamento (cadastre-se)

[exclusivo]

    você gostaria de incluir alguma observação?

    selecione os canais de comunicação de sua preferência

    e-mailtelefone

    [/exclusivo]

    atenção: este formulário será exibido somente para usuários logados. para obter um orçamento ideal, é imprescindível manter seus dados corretos e atualizados.

    » tradutor »