seguro cambial

sobre

fundo direcionado a investidores em geral, inclusive os que desejam aplicar seus recursos em um fundo que acompanhe a variação cambial em dólar americano.

 

tem como objetivo acompanhar a variação do dólar americano  por meio de uma carteira que invista seus recursos preponderantemente em ativos financeiros e modalidades operacionais que acompanhem, direta ou indiretamente, a variação dos preços do dólar dos estados unidos da américa em relação à moeda corrente nacional, com utilização de US$ futuro ou outros ativos dolarizados, conforme regulamento do fundo.

coberturas

coberturas

trata-se de uma operação de compra e venda de moedas a prazo, que tem como efeito a eliminação da incerteza que surge em qualquer pagamento ou cobrança futuros, realizados numa moeda estrangeira.

 

 

é assim celebrado, entre uma instituição financeira e um exportador/importador, um contrato em virtude do qual se criam duas obrigações principais :

  • Da parte do exportador/importador, vender/comprar ao banco a moeda da operação de exportação/importação numa data específica.
  • Da parte do banco, comprar /vender ao exportador/importador a moeda da transação a uma taxa de câmbio acordada na altura em que o contrato foi celebrado, independentemente da taxa em vigor no momento do reembolso ou pagamento.

 

características gerais

  • a cobertura de risco cambial pode cobrir toda ou parte de uma operação.
  • pode ser acordada a partir do momento em que a operação comercial é realizada ou em qualquer outra altura antes da data de vencimento do pagamento final.
  • a cobertura de risco cambial é fixada pelo banco.
  • não existe prazo máximo definido por lei para a implementação de uma cobertura, embora, na prática, o tempo máximo suscetí
  • as cotações para a cobertura de risco cambial são aproximadamente equivalentes à diferença das taxas de juro entre as moedas.
 

cotações para cobertura de risco de taxa de câmbio

vejamos por exemplo uma operação de exportação.

 

quando um exportador e um banco celebram um contrato de cobertura de risco cambial, este último fixa a taxa de câmbio de uma moeda estrangeira face ao euro numa data específica.

 

portanto, se a taxa de câmbio à vista do dólar norte-americano em relação ao euro for de 1,25 (1€ = 1,25 $), e o exportador adquirir uma cobertura de risco cambial por três meses (o tempo que levará a receber o pagamento na mesma moeda), o banco fixará a cobertura em, por exemplo, 1,247. em resultado, o exportador sabe agora que, aconteça o que acontecer nos próximos 90 dias, o banco comprometeu-se a comprar-lhe dólares norte-americanos a 1,47 e :

  • se a taxa de câmbio do dólar norte-americano cair, o exportador não sofrerá perdas
  • se o dólar norte-americano valorizar, o exportador perderá os ganhos
  • por conseguinte, a cobertura de risco cambial cobre as perdas
orçamento (cadastre-se)
[exclusivo]

    você gostaria de incluir alguma observação?

    selecione os canais de comunicação de sua preferência

    e-mailtelefone

    [/exclusivo]

    atenção: este formulário será exibido somente para usuários logados. para obter um orçamento ideal, é imprescindível manter seus dados corretos e atualizados.

    » tradutor »